Monday, May 12, 2008





Um novo leilão de arte chinesa deixa incoerente narizes na sua esteira


Por David Barboza
Publicado em: 7 de maio de 2008


XANGAI - leilão Sotheby's house chamou-lhe a "mais importante colecção de arte contemporânea chinesa para nunca chegam ao mercado" - cerca de 200 obras de alguns dos nomes mais quentes da China.

E quando o primeiro semestre do trove, chamado a Estella Collection, foi sobre o bloco, em abril, em Hong Kong, ele trouxe em US $ 18 milhões e definir preços para gravar alguns artistas, como a US $ 6 milhões para uma tela com o pintor chinês Zhang Xiaogang.

Mas a venda das obras tem agitado indignação entre muitos dos artistas e os seus concessionários e alguns curadores.

Esses artistas e curadores como dizer que a cobrança estava sendo formada, eles foram enganados em pensar que um rico ocidental foi reunir uma colecção permanente e acabaria por doar algumas das obras a liderança museus.

Em vez disso, eles dizem, os compradores foram um grupo de investidores que rapidamente creditadas em vender as obras em agosto passado para o comerciante William Acquavella Manhattan, que é, por sua vez, vendendo-os através da Sotheby's. (A segunda metade da coleção está a ser leiloada esta queda, em Nova Iorque.)

Alguns dos artistas dizem que vendeu as obras em Estella Coleção com desconto na crença de que a cobrança iria ganhar notoriedade de longo prazo e ajudar a aumentar as suas reputações.

"Eu me sinto enganada", disse um dos artistas, Feng Zhengjie, 40, conhecido por seu gaudy retratos de moda, lushly nome de mulher. "Eu não posso acreditar que acabou por ficar como essa, só para um leilão."

Michael Goedhuis, o New York revendedor que formou a coleção para o grupo de investidores, disse ele nunca enganou ninguém tinha esperado e seus investidores para as obras a realizar.

"A história era a mesma para todos: trata-se de uma colecção é nossa intenção em manter intacta", disse o Sr. Goedhuis, que viajou para a China por mais de três anos, a fim de recolher os pedaços. "Houve uma mudança de orientação por diversas razões. Foi uma grande surpresa e
foi para fora do meu controle. "

Mr. Goedhuis recusou a identificar seus investidores, mas The New York Times já foi chamado
duas: Ray Debbane, presidente da New York empresa de investimento Invus Financial Advisors, e Sacha Lainovic, uma co-fundador e sócio gerente em Invus. Nem o Sr. Debbane nem o Sr. Lainovic retornou telefonemas procurando comentário.

Mr. Goedhuis disse que, em qualquer caso, os artistas não tinham qualquer razão de queixa, porque eles tinham beneficiado da exposição. "Eles estão pilotando a vaga", disse ele.

Em uma declaração emitida na semana passada, reconheceu que a Sotheby's, no final semanas antes da venda que "se tornou consciente de que alguns artistas tinham vendido os seus trabalhos com uma expectativa diferente sobre o que iria acontecer com elas no futuro." Ele disse que esperava "A exposição internacional durante este tempo excitante no mercado seria útil para aumentar a sua carreira."

Agravando a controvérsia, o leilão foi anunciado logo após as obras tinham sido expostos no Museu de Arte Moderna Louisiana em Humlebaek, Dinamarca, a partir de março a agosto do ano passado. Se tivessem conhecido o Estella Collection rapidamente seria vendido, a funcionários do museu dinamarquês disse, eles nunca teria organizou a exposição.

"Nós lamentamos a sério que se viria a revelar-se mera especulação, e houve desonestidade", disse Anders Kold, o curador da mostra, intitulada "Made in China". "Nós não temos essa informação e, por isso, como consequência , Fomos a com ele. "

Para manter a confiança pública e para garantir que eles não são utilizados como ferramentas no mercado, museus geralmente tentam evitar expor colecções privadas que estão a ser vendidos em breve.

O show também viajou para o Museu Israel em Jerusalém, pouco antes do encerramento há abril leilão em Hong Kong. "No momento em que o museu fez acordos para a exposição, não houve indicação de qualquer intenção de vender a coleção,''o Museu Israel afirmou esta semana em um e-mail." O desenvolvimento deste museu aprendeu apenas até o final da apresentação.''

O conflito que sugere as tensões que surgiram entre artistas, curadores, galerias e museus de todo o mundo desde a arte florescente mercado se tornou global. Os desafios são particularmente graves quando se trata da China, que se tornou um ímã para algumas das maiores do mundo, galerias, museus, coleccionadores e arte mercado especuladores, mas é relativamente novo para o jogo.

Os artistas chineses que eram há alguns anos trabalha vendendo por apenas US $ 10000 cada assinatura são subitamente internacional lida com galerias e vendo suas obras buscar US $ 500000 ou mais em leilão. Com efeito, Art Market Trends 2007 relatou que, no ano passado, 5 dos 10 artistas que vivem mais vendido em hasta pública nasceram na China, chefiada pelo Sr. Zhang, 50, cujas obras são vendidas para um total de US $ 56,8 milhões em leilão no ano passado.

"É impressionante", disse Fabien Fryns, um dos fundadores da Galeria F2, em Pequim. "Penso que vai ser um US $ 20 milhões de pintura em breve algum tempo."

Mr. Goedhuis, um antigo comerciante antiguidades, disse que no passado mês de Agosto da venda ao Sr. Acquavella era extremamente rentável para os seus investidores. Mas ele recusou a dizer o que paga para as obras ou o que vendeu para eles. Art. mercado peritos puseram a Acquavella aquisição em cerca de US $ 25 milhões.

Sotheby's é uma das partes interessadas no leilão Estella Collection. Que a primeira metade da colheita tenha vendido para muito acima da estimativa sugere que o Sr. Acquavella e as lotas
têm investido com prudência.

O Sr. disse que o seu Goedhuis dos investidores "conceito original" foi o de "construir a pré-eminente chinês coleção de arte contemporânea como a base de um grande livro."


Uma indicação da gravidade do projeto, disse ele, foi uma decisão de contratar Britta Erickson, um estudioso independente e de uma liderança competente em chinês arte contemporânea, para ajudar a selecionar obras e escrever redações para o livro, "Re China", que foi publicadas pela Louisiana Museum, na Dinamarca.

Mas Ms. Erickson agora diz que ela era muito enganados ao pensar que ela estava trabalhando para uma grave, de longo prazo colecionador.

"Eu pensava que era para ser uma coleção pessoal a ser montado para o longo prazo, talvez
com algumas peças a serem doados a museus," ela disse em uma mensagem de e-mail. "Lamento eu estava mal informado."

E acrescentou: "A arte mundo não pode funcionar sem confiança."

O artista Ele Sen, 40, que pinta photographlike imagens de mulheres jovens, também disse que o Sr. Goedhuis ele tinha certeza de que um coleccionador de longo prazo foi atrás da Estella Recolha e que algumas das obras pode acabar em um museu.

Ele disse que uma pintura que ele vendeu para a recolha de cerca de US $ 60000 passou para mais de 200000 dólares de Hong Kong em leilão.

"Muitos artistas, incluindo eu, foi convencido por ele, deu a Michael nossos melhores trabalhos, alguns até mesmo a um preço relativamente barato," Mr. Ele disse que de Mr. Goedhuis. "Então ele viria a revelar-se um leilão. Sentimo-nos para fora vendida por ele. "

Feng disse o Sr. suas obras foram leiloadas na Sotheby's de 5 a 10 vezes o preço que ele deu o Sr. Goedhuis.

Mr. Goedhuis disse que, na viragem para o Sr. Acquavella, ele esperava que a tycoon casino Las Vegas Steve Wynn, um grande colecionador com interesses em Macau, uma das regiões administrativas especiais da China, que emerge como um comprador de toda a coleção . No final, ela comprou o Sr. Acquavella si próprio, sem restrições. Depois, ele colocou-o para o leilão.

"Isso é o que eu faço", disse o Sr. Acquavella. "Eu comprar e vender."

Mr. Goedhuis disse que ele tinha dado tentado convencer os artistas que a Estella Collection's foi uma breve história benéfico para eles.

" 'Você só beneficiaram desta'", disse ele contou alguns dos artistas após o leilão foi anunciado no outono passado, e ele começou no terreno queixas. " 'Você está em um livro maravilhoso acadêmicos e você foi exibido em dois museus multa". "

Ele também ofereceu sua própria crítica mordaz dos artistas, remarking que tinham beneficiado
tanto a partir do boom que eles poderiam dar ao luxo de construir grandes estúdios e casas.

"O problema é que toda a gente está comprando e lançando, e os artistas também estão lançando", disse ele por telefone a partir de Pequim. "É um faroeste aqui fora."


Some Contemporary Chinese Artists Are Angry About an April Auction at Sotheby’s - New York Times
By DAVID BARBOZA
Published: May 7, 2008

SHANGHAI — Sotheby’s auction house called it the “most important collection of contemporary Chinese art to ever come to market” — some 200 works by some of China’s hottest names.

And when the first half of the trove, called the Estella Collection, went on the block in April in Hong Kong, it brought in $18 million and set some record prices for artists, like $6 million for a canvas by the Chinese painter Zhang Xiaogang.

But the sale of the works has stirred indignation among many of the artists and their dealers and some curators.

Those artists and curators say that as the collection was being formed, they were duped into thinking that a rich Westerner was putting together a permanent collection and would eventually donate some of the works to leading museums.

Instead, they say, the buyers were a group of investors who quickly cashed in by selling the works last August to the Manhattan dealer William Acquavella, who is in turn selling them through Sotheby’s. (The second half of the collection is to be auctioned this fall in New York.)

Some of the artists say they sold works in the Estella Collection at a discount in the belief that the collection would gain long-term renown and help enhance their reputations.

“I feel cheated,” said one of the artists, Feng Zhengjie, 40, known for his gaudy portraits of fashionable, lushly made-up women. “I can’t believe it ended up like that, just for an auction.”

Michael Goedhuis, the New York dealer who formed the collection for the group of investors, said he never misled anyone and had expected his investors to hold onto the works.

“The story was the same to everyone: this is a collection we intend on keeping intact,” said Mr. Goedhuis, who traveled to China for more than three years to collect the pieces. “There was a change of direction for various reasons. It was a big surprise and it was out of my control.”

Mr. Goedhuis declined to identify his investors, but The New York Times has already named two: Ray Debbane, president of the New York investment firm Invus Financial Advisors, and Sacha Lainovic, a co-founder and managing partner at Invus. Neither Mr. Debbane nor Mr. Lainovic returned telephone calls seeking comment.

Mr. Goedhuis said that in any case the artists had no reason to complain because they had benefited from the exposure. “They’re riding the wave,” he said.

In a statement issued last week, Sotheby’s acknowledged that in the final weeks before the sale it “became aware that a few artists had sold their works with a different expectation about what would happen to them in the future.” It said it hoped “the international exposure during this exciting time in the market would be helpful in furthering their careers.”

Aggravating the controversy, the auction was announced just after the works had been exhibited at the Louisiana Museum of Modern Art in Humlebaek, Denmark, from March to August of last year. Had they known the Estella Collection would quickly be sold, officials at the Danish museum said, they would never have organized the exhibition.

“We seriously regret that it turned out to be mere speculation, and there was dishonesty,” said Anders Kold, the curator of the show, titled “Made in China.” “We didn’t have that information, and so as a consequence, we went on with it.”

To retain the public trust and ensure that they are not used as marketing tools, museums generally try to avoid exhibiting private collections that are soon to be sold.

The show also traveled to the Israel Museum in Jerusalem, closing there shortly before the April auction in Hong Kong. "At the time that the museum made arrangements for the exhibition, there was no indication of any intention to sell the collection,'' the Israel Museum said this week in an e-mail. "The museum learned of this development only toward the end of the showing.''

The conflict suggests the tensions that have arisen between artists, curators, galleries and museums around the world since the booming art market became global. The challenges are particularly acute when it comes to China, which has become a magnet for some of the world’s biggest galleries, museums, collectors and art market speculators, but is relatively new to the game.

Chinese artists who a few years ago were selling works for just $10,000 each are suddenly signing deals with international galleries and seeing their works fetch $500,000 or more at auction. Indeed, Art Market Trends 2007 reported that last year, 5 of the 10 best-selling living artists at auction were born in China, led by Mr. Zhang, 50, whose works sold for a total of $56.8 million at auction last year.

“It’s amazing,” said Fabien Fryns, a founder of F2 Gallery in Beijing. “I think there’ll be a $20 million painting some time soon.”

Mr. Goedhuis, a former antiques dealer, said that last August’s sale to Mr. Acquavella was hugely profitable for his investors. But he declined to say what they paid for the works or what they sold them for. Art market experts have put the Acquavella acquisition at around $25 million.

Sotheby’s is a stakeholder in the Estella Collection auction. That the first half of the collection has sold for far above the estimate suggests that Mr. Acquavella and the auction house have invested wisely.

Mr. Goedhuis said his investors’ “original concept” was to “build the pre-eminent collection of Chinese contemporary art as the basis of a great book.”

One indication of the seriousness of the project, he said, was a decision to hire Britta Erickson, an independent scholar and a leading authority on Chinese contemporary art, to help select works and write essays for the book, “China Onward,” which was published by the Louisiana Museum in Denmark.

But Ms. Erickson now says that she too was misled into thinking she was working for a serious, long-term collector.

“I believed that it was to be a personal collection being assembled for the long term, with perhaps some pieces to be donated to museums,” she said in an e-mail message. “I am sorry I was misinformed.”

She added, “The art world cannot function without trust.”

The artist He Sen, 40, who paints photographlike images of young women, also said that Mr. Goedhuis had assured him that a long-term collector was behind the Estella Collection and that some of the works might end up in a museum.

He said that one painting that he sold to the collection for about $60,000 went for more than $200,000 at the Hong Kong auction.

“Many artists, including me, were convinced by him, gave our best works to Michael, some even at a relatively cheap price,” Mr. He said of Mr. Goedhuis. “Then it turned out to be an auction. We feel sold out by him.”

Mr. Feng said his works were auctioned at Sotheby’s for 5 to 10 times the price he gave Mr. Goedhuis.

Mr. Goedhuis said that in turning to Mr. Acquavella, he had hoped that the Las Vegas casino tycoon Steve Wynn, a major collector with interests in Macao, one of China’s special administrative regions, would emerge as a buyer of the entire collection. In the end Mr. Acquavella bought it himself, without restrictions. Then he put it up for auction.

“That’s what I do,” Mr. Acquavella said. “I buy and sell.”

Mr. Goedhuis said he had since tried to convince the artists that the Estella Collection’s brief history was a boon to them.

“ ‘You only benefited from this,’ ” he said he told some of the artists after the auction was announced last fall, and he began fielding complaints. “ ‘You’re in a wonderful scholarly book and you’ve been exhibited in two fine museums.’ ”

He also offered his own scathing critique of the artists, remarking that they had profited so much from the boom that they could afford to build huge studios and homes.

“The problem is everyone is buying and flipping, and the artists are also flipping,” he said by telephone from Beijing. “It’s a Wild West out here.”

No comments: