Sunday, September 08, 2019

As corujas. Uccellaci e Uccellini

Reflexão sobre artigo de Ghiraldelli


As corujas. Uccellaci e Uccellini

Pasolini o cineasta filósofo. Sugiro assistirmos todos os seus filmes como uma trilha gospell para nossos tempos de repetição como farsa.

Sei que a coruja alça voo ao anoitecer e que partidários são, muitas das vezes, teoristas da conspiração e embora eu tenha tido minhas teorias conspiratórias estou analisando-as e expurgando as que não se coadunam com a "realidade"(Occam).

Não era PeTista e acho que ainda não sou, meu coração sofre pela Ecologia, estou PeTista porque tive a "certeza" (pelos sinais e rugas na face macilenta e cadavérica da Justiça, o óbvio partidarismo e classismo) de que a Justiça no Brasil havia perdido a confiabilidade e o direito ao respeito e, a partir dessa certeza, tudo que ela produzisse deveria ser questionado e objeto de dúvida.

A Filo depende, como dito várias vezes neste espaço, da crítica a posteriori e o funcionamento das instituições, democráticas e republicanas, depende da nossa fé, como povo, de que elas são justas e isentas de interesses (pelo menos para mim).

Acho também que o Capitalismo molda a forma da democracia. É uma força autônoma (?) e automática (?) que dirige o interesse dos homens, social e politicamente e que a luta de classes existe e se justifica então, devemos ser vigilantes e questionar seus fluxos e marés.

Tenho a convicção pessoal (ironizando a mim mesmo e me remetendo ao título do video), "conhecendo" Lula como parte constituinte de minha própria história, tendo convivido com a sua figura política, por fatos representativos de sua biografia, que divide características com as da minha própria família e história, de pai metalúrgico, de crescer periferia, de ser migrante, dos valores de honestidade aprendida em casa, pela educação que dividimos além das figuras que influenciaram sua vida, pelas pessoas que admiro e que foram/são seus amigos, pelas pessoas que conheci, religiosos e intelectuais que ajudaram a criar o PT e o educaram e com quem ele aprendeu muito, e até pelas pessoas de quem Lula foi amigo ou respeitou apesar de seus "defeitos" o que demonstra, não que ele prioriza seus interesses mas que, ele como o Filósofo, não se baseia em preconceitos, não julga sem provas, a priori, espera pela conhecimento, pela convivência pessoal, para formar suas decisões.

Não confio na Justiça brasileira e, pelos motivos acima, jamais perdi a confiança no Lula.

A coruja da Filosofia alça voo ao escurecer, o que é louvável mas, como tive a experiência pessoal ao correr no CRUSP à noite, às vezes ela erra seu alvo e vezes sem conta fui atacado pelas mascotes da FFLCH e sofri o susto de algo me puxando o cabelo. Aparentemente, a coruja ataca apenas o que se move independentemente do que vê, ou que se recusa a ver.

No comments: