NOSSO FUTURO ESTÁ REALMENTE JÁ TRAÇADO?
De Paulo GhiraldelliHá um começo de reação contra esse discurso do fim das Utopias e há um público para ele.
Um seriado americano de Ficção Científica está apostando numa visão de futuro utópica baseada na serie original de "Star Trek", de Gene Roddenberry, e se chama "The Orville" e é produzido por Seth McFarlane.
A resposta do público foi muito positiva e agregou muitos fãs da antiga série que desejavam continuar a ter esperança num futuro melhor.
Interessantemente, a série estreou ao mesmo tempo e se revelou como um contraponto à visão sobre o futuro distópico da última encarnação da série "Star Trek" chamada "Discovery".
Não sei até que ponto essa mudança de paradigma é efetiva ou se vai continuar na série, agora que a produtora foi adquirida pela Disney, mas, me parece, pelo acordo que foi negociado por McFarlane, que ele tem completa liberdade criativa (enquanto gerar money, é claro!).
Resta saber se o produto vai ter sucesso e vai continuar sendo produzido por tempo suficiente e influenciar a cultura Pop de uma forma parecida com que a série original influenciou a minha geração.
Se der dinheiro pode ser o início de outras séries que recuperem essa visão utópica e positiva que veio do "welfare state" dos anos 60.
No comments:
Post a Comment