Thursday, July 23, 2020

Tentando explicar sem ofender. O identitarismo.

Não sei da sua experiência, se foi pessoalmente assistindo aos vídeos ou por terceiros, e você pode ou não acreditar em mim, mas tenho certeza de que ele não é misógino nem nada das outras coisas de que o acusam.

Em geral, o que acontece é que ele usa frases de filósofos para demonstrar como eles desenvolviam suas ideias e suas argumentações, as artimanhas para chamar a atenção.

A maioria desses exemplos foi tirada do contexto e usada, primeiramente pelos discípulos do Olavo de Carvalho durante a última eleição, e estão sendo usadas, agora, por um grupo de Youtubers que se dizem do "campo progressista", ou seja, na minha opinião, liberais disfarçados de esquerda que o Paulo vem denunciando, pois, considera que sejam danosos para a nossa educação política.

A briga não é pelo que o Ghiraldelli faz ou deixa de fazer, mas pelos temas que ele aborda e que eles não tocam: o projeto de reforma neoliberal do Guedes.

Para o professor Paulo, o Bolsonaro é só uma distração mortal e deve ser retirado, mas a questão é maior e se refere ao sucateamento da República e do Estado e ele está acompanhado nestas questões por pessoas como a Fatorelli da "Auditoria Cidadã da Dívida", pelo professor Dowbor, economista que teve participação em diversos comitês da ONU e outros que são, também eles, desacreditados pelos liberais.

Nos últimos dias fui acusado de ser machista por defender o professor Ghiraldelli e as suas objeções a ele, são as que mais leio das mulheres.

Estou meio escaldado, pois uma das moças que comentou em um vídeo usou a frase:

"- E nem venha com a argumentação de que mulher não entende de filosofia" e que deve ser um argumento masculino que ela estava acostumada a ouvir (e que eu não usei).

Posso indicar um vídeo em que o professor Ghiraldelli explica uma frase, aparentemente grosseira, retirada de um aforismo do filósofo Nietzsche? Isto talvez possa contextualizar melhor a metodologia dele.

Se não. Paciência. Quando repasso os vídeos do Ghiraldelli é porque penso que o sistema Capitalista, a social-democracia e a democracia representativa já não tem mais lugar e precisamos pensar em algo novo e isto é muito difícil sem uma população pensante e uma hegemonia de intenções de mudar o mundo e isto só será possível com estudo e participação.

O vídeo que proponho é o seguinte e o seu título é provocativo (prometo que não é misógino, vale à pena), se aceitar a missão de assisti-lo este texto se destruirá em cinco... quatro... três... dois...

https://www.youtube.com/watch?v=95VwIlJP7j4







No comments: